sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Deus pode mudar de opinião?

Um dos atributos de Deus é a IMUTABILIDADE.

"Porque eu, o SENHOR, não mudo;"  Malaquias 3:6a

Hoje meu discipulador disse para mim em uma conversa: "Deus é imutável!"
Por coincidência (bem não estou muito certa disso), lendo o Manual Prático de Teologia, deparei-me com a explicação para uma dúvida antiga, Será que nossas atitudes podem interferir nas decisões de Deus? Como quando  Rispa alcançou a misericórdia de Deus através de Davi para enterrar seus filhos mortos pela desobediência de Saul.

"e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. " II Cr 7.14,15.
 


Em que aspectos Deus imutável pode mudar com relação ao ser humano?

Em sua perfeição, Deus é eternamente o mesmo. ele não deixa de existir, nem pode ser mais perfeito, porque a sua perfeição é absoluta.
Não se deve interpretar a imutabilidade de Deus como significando que suas ações não admitam mudança ou variação alguma. Nem como se a mente dele não pudesse ter inclinação e afeição diferentes para com a mesma criatura sob circunstâncias diferentes. Ele é visto nas escrituras criando e destruindo, ferindo e sarando, agindo e deixando de agir, amando e ficando irado. Estas afeições, controladas pelos atributos de sabedoria, santidade, bondade e justiça imutáveis, são evidências não de mudanças, mas sim de princípios imutáveis. São perfeições não imperfeições. A diversidade de ação e o poder de agir e deixar de agir mostrama a liberdade de sua natureza.
O direcionamento desta operação para fins sábios mostra sua excelência.Dessa forma, na linguagem das escrituras, Ele se arrepende de um castigo predito ou em processo e mostra misericórdia. Em outro lugar, cansado de sofrer com ímpios obstinados, Ele finalmente infligiu sobre eles o castigo merecido. Portanto, Ele aborrece a iniquidade, mas ama os justos.
Esse amor também pode ser perdido se o justo desviar-se da justiça. Do mesmo modo a ira de Deus pode se desviar do ímpio se converter da sua impiedade.Estes ensinos escriturísticos não contradizem, antes confirmam a doutrina da imutabilidade divina.Deus não muda, porque é o mesmo ontem, hoje e sempre. 

Manual Prático de Teologia - Ed. Joiner


E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
2 Crônicas 7:14
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
2 Crônicas 7:14

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
2 Crônicas 7:14

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
2 Crônicas 7:14

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
2 Crônicas 7:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário