quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O valor do perdão. O saber dos planos de Deus (A História de José)

            Estava lendo sobre o momento em que José ficou diante de seus irmãos, depois de ter sido vendido, escravizado, humilhado, abandonado. Agora ali, diante dos responsáveis por todo seu infortúnio, como governador do Egito...

"Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo o homem; e ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos.
E levantou a sua voz com choro, de maneira que os egípcios o ouviam, e a casa de Faraó o ouviu.
E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face." 
Gênesis 45:1-3

              Tinha a faca e o queijo na mão para uma "saborosa" vingança, estavam ali, diante dele, famintos, desolados, aqueles que outrora lhe haviam destinado a tantos dissabores. Podia ter feito tantas coisas, lançando em seus rostos o crime cometido, condená-los a morrer de fome, se exaltando sobremaneira por sua condição aquele momento. Mas então José nos surpreende com uma atitude a semelhança do amor de Cristo.

"Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.
Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega.
Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. "
Gênesis 45:5-8

          José conheceu a mão de Deus em tudo o que lhe havia sucedido, não culpou a ninguém, mesmo depois de tanta dor. Estava feliz porque entendeu que se não fosse assim, estariam ele e os irmãos a padecer por conta da situação de escassez por toda a terra naquele período. 
           Que exemplo glorioso! Louvo a Deus porque através de sua palavra Ele vem nos mostrar as possibilidades para se ter um coração reto perante Ele. 
            Naquele momento, para José e sua família foi como ver o nascer do sol outra vez, o perdão fez renascer a comunhão que mesmo em outros tempos não se havia estabelecido entre eles. 

"E lançou-se ao pescoço de Benjamim seu irmão, e chorou; e Benjamim chorou também ao seu pescoço.
E beijou a todos os seus irmãos, e chorou sobre eles; e depois seus irmãos falaram com ele." 
Gênesis 45:14-15


            E assim, logo as bênçãos se seguiram.

"E esta notícia ouviu-se na casa de Faraó: Os irmãos de José são vindos; e pareceu bem aos olhos de Faraó, e aos olhos de seus servos.
E disse Faraó a José: Dize a teus irmãos: Fazei isto: carregai os vossos animais e parti, tornai à terra de Canaã.
E tornai a vosso pai, e às vossas famílias, e vinde a mim; e eu vos darei o melhor da terra do Egito, e comereis da fartura da terra.
A ti, pois, é ordenado: Fazei isto: tomai vós da terra do Egito carros para vossos meninos, para vossas mulheres, e para vosso pai, e vinde.
E não vos pese coisa alguma dos vossos utensílios; porque o melhor de toda a terra do Egito será vosso." 
Gênesis 45:16-20

Nenhum comentário:

Postar um comentário